Secretária-executiva do MPOG recebe representantes da ASSECOR

179

Na manhã desta quarta-feira (6), o presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues da Silva, o editor da Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento (RBPO), Márcio Oliveira Gimene, e o representante da Associação no Fórum de Planejamento e Desenvolvimento, Leandro Freitas Couto, reuniram-se com a secretária-executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Iraneth Rodrigues Monteiro. O encontro teve o objetivo de apresentar os projetos da ASSECOR e solicitar o apoio do MPOG para o lançamento dessas iniciativas.

A secretária-executiva parabenizou a entidade pelos projetos e afirmou que irá se empenhar para a realização do evento de lançamento. Iraneth repassará as informações e a solicitação da ASSECOR para a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, e em breve entrará em contato com a entidade para confirmar os detalhes sobre a realização do evento.

A ideia inicial é que o lançamento da RBPO e do Fórum seja realizado no dia 20 de maio, durante a manhã, no auditório do bloco “K” do MPOG. A programação contará com uma breve apresentação das propostas e uma palestra com Amir Khair, engenheiro e mestre em finanças públicas pela EAESP/FGV, foi secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo (1989/92).

Revista

A ASSECOR iniciou o projeto da Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento – RBPO. Um periódico virtual, disponibilizado no site da Associação – www.assecor.org.br, com publicação semestral e que contará com artigos científicos sobre temas ligados ao planejamento e orçamento.

O objetivo desse projeto é oferecer um espaço para que trabalhos da área de planejamento e orçamento sejam divulgados, e com isso, toda a sociedade possa conhecer e entender a relevância dessa temática para o desenvolvimento nacional.

O primeiro número do periódico está em produção e contará com cinco artigos, três comunicações e, se possível, uma entrevista com a Ministra Miriam Belquior.  A previsão é que até o dia 15 de maio a revista esteja finalizada e pronta para ser apresentada.

Fórum

Outra iniciativa da Associação é a criação do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento, composto por associações de carreiras públicas que têm esses temas como seu objeto principal de atuação, e que tem por objetivo discutir e construir uma proposta de plano nacional de desenvolvimento.

Pretende-se, em articulação com entidades organizadas da sociedade civil, intelectuais e universidades, oferecer ao Estado brasileiro subsídios para que, quando existirem condições políticas e técnicas para tanto, sejam cumpridos os dispositivos constitucionais relativos à construção de planos nacionais de desenvolvimento que orientem a realização dos planos de desenvolvimento regional, dos planos de ordenação do território e dos planos plurianuais.

A primeira reunião com as entidades que compõem o Fórum ocorreu em 17 de março último. Nesse encontro foram discutidos os aspectos formais da constituição e funcionamento do Fórum, novas adesões e delineamentos iniciais sobre o plano nacional de desenvolvimento, e a formação de grupos técnicos para o início dos trabalhos.

 

Camila Jungles, assessora de comunicação da ASSECOR.