Primeira reunião do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento

174

Representantes da ASSECOR, da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB), da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES), e da Associação dos Funcionários do IPEA (AFIPEA) participaram da primeira reunião do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento promovida na sede da ASSECOR. No encontro, foram debatidas a estruturação do Fórum e a agenda e forma de condução dos trabalhos.

Inicialmente, esclareceu-se o objetivo do Fórum, que é elaborar e, posteriormente, articular para que se implemente um Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, conforme prevê a Constituição Federal. Outro ponto ajustado foi a estruturação do Fórum de maneira informal, sem maior institucionalidade.

Participação

O Fórum foi criado com a participação inicial de cinco entidades: ASSECOR, AFBNB, AFBNDES, AFIPEA e a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE). Essas instituições enviarão por e-mail, até o dia 23 de março, os nomes de dois representantes titulares e dois suplentes para a formação do Grupo Executivo que deverá conduzir as discussões do Fórum.

A Diretoria Executiva da ASSECOR deliberou que os representantes titulares da entidade serão os associados Leandro Freitas Couto e Márcio Oliveira Gimene, idealizadores da iniciativa, os suplentes ainda serão escolhidos.

A decisão quanto o ingresso de novas carreiras foi adiado para um segundo momento, após a primeira discussão sobre o escopo e linhas gerais do plano nacional de desenvolvimento econômico e social. “Quando tivermos isso, poderemos tentar mobilizar todas as carreiras que entendermos que possam se interessar pelos temas que serão discutidos” disse Leandro Couto, representante da ASSECOR no Fórum.

Trabalhos

A proposta de escopo e linhas gerais para o Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social será debatida por todas as entidades com os associados. Após as discussões sobre o tema, será elaborada uma proposta final que deve ser enviada ao Fórum até o dia 01 de abril.

As propostas de todas as entidades serão debatidas, por meio virtual, pelos integrantes do Grupo Executivo do Fórum, que ficará responsável por integrar todas as idéias e formar um texto conjunto. O documento deve estar finalizado até o dia 17 de abril.

Segunda reunião

O próximo encontro do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento está marcado para o dia 18 de abril. Nessa oportunidade, será fechar a primeira versão do escopo do Plano e haverá novas indicações de outras associações que  farão parte do Fórum.

Após essa reunião, o Grupo Executivo deverá elaborar, até o dia 2 de maio, o manifesto, de caráter institucional e político, de constituição do fórum. O documento será publicado na primeira edição da Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento (RBPO), que será lançada juntamente com o Fórum em um evento programado para o dia 20 de maio.

 

Camila Jungles, assessora de comunicação da ASSECOR.