Oportunidade de pós-graduação

174

Foi divulgada a segunda convocação para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social. Todos os servidores do Poder Executivo que ocupam cargos de nível superior e que trabalham diretamente com políticas sociais podem participar da seleção. As inscrições seguem até 27 de fevereiro. Com 35 vagas disponíveis, o curso – de pós-graduação lato sensu – será integralmente custeado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O processo seletivo será constituído de prova escrita, análise de currículo e entrevista. O período de realização da capacitação será de abril de 2012 a outubro de 2013 (aulas presenciais), totalizando 420 horas de duração, com mais 120 dias para elaboração de monografia. Para se inscrever no processo seletivo, basta preencher o formulário disponível no site da ENAP.

Os candidatos que se inscreveram e não compareceram para a realização da primeira prova escrita poderão realizar o novo exame, mas deverão se inscrever novamente no processo seletivo. Os servidores que realizaram a primeira prova seguem no processo seletivo e devem observar a alteração das datas das demais etapas da seleção.

Organizada pela ENAP, sob demanda do MDS, a capacitação é destinada a servidores públicos do Executivo Federal que ocupem cargos de nível superior e trabalhem diretamente com as políticas sociais, em exercício no MDS ou nos órgãos parceiros – ministérios da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Agrário, Integração Nacional, das Cidades, do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O objetivo é capacitar servidores para a gestão estratégica e integrada de políticas públicas de proteção e desenvolvimento social, aprimorando habilidades para trabalhar sob distintos arranjos institucionais e contextos políticos, no quadro de desafios, alcances e limitações do Sistema de Proteção Social brasileiro.

Primeira edição

A edição inaugural do curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social foi promovida entre 2010 e 2011 – com formatura prevista para o próximo mês de abril. Nessa primeira turma, participaram 34 servidores do Executivo Federal, 28 do MDS e sete de órgãos parceiros.

Como o encerramento da fase de aulas da especialização, os alunos realizaram visitas técnicas a sete cidades brasileiras para verificar a aplicação dessas políticas. A turma foi dividida em sete grupos e cada um conheceu uma experiência bem-sucedida na área.

Ainda como parte do curso, de 10 a 11 de agosto de 2011, foi realizado o Seminário Internacional sobre Proteção Social e Cidadania: desafios para a superação da extrema pobreza. A atividade reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros, que examinaram modelos e estratégias em andamento e debateram acerca dos desafios para a produção de políticas públicas de proteção social, além de reconhecerem os avanços brasileiros nessa agenda.

Informações:
No site da ENAP: www.enap.gov.br
Secretaria Escolar: (61) 2020-3109/3407
E-mail: especializacao@enap.gov.br

enapcurso

Com informações da ENAP.