Continuidade dos debates do I Seminário da ASSECOR

230

A partir das apresentações do I Seminário da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento foram diagnosticados dois temas que merecem um debate interno mais profundo, o Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e a revitalização da Carreira de Planejamento e Orçamento. Diante disso, a ASSECOR dará continuidade às discussões iniciadas no Seminário.

Foi solicitado a dois associados que produzam trabalhos científicos sobre esses assuntos a partir dos debates do Seminário. Esse material será entregue no dia 20 de agosto e divulgado para a carreira. Posteriormente, será promovido um encontro com a presença de especialistas e associados para a produção de um documento em que constarão propostas para o aperfeiçoamento do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e a revitalização da Carreira.

Em relação ao Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, será analisada a sobreposição das ações de comando e as lacunas ou falhas da legislação. “A carreira, por meio da ASSECOR, deve ter a ousadia de apresentar propostas, fora do limite institucional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que direcionem para soluções dos problemas identificados” esclarece o presidente da ASSECOR, Antonio Manoel Rodrigues Magalhães.  A base para essa análise serão os pontos discutidos na palestra “Sistema Federal de Planejamento e Orçamento: O ideal e a realidade”, realizada no primeiro dia do I Seminário da ASSECOR.

Repensar a legislação do sistema de avaliação (progressão e promoção), questões referentes à capacitação e mobilidade e a delimitação e atualização das atribuições são assuntos primordiais para a revitalização da Carreira de Planejamento e Orçamento. Essa análise será baseada nos pontos tratados na última palestra do I Seminário da ASSECOR “A carreira de Planejamento e Orçamento e a sua correlação com outras do Ciclo de Gestão”.

A ASSECOR destaca a importância da participação de todos associados nesse processo pós-seminário, pois serão elaborados documentos decisivos para a carreira.  Quanto maior a participação, mais contribuições serão apresentadas e com isso será possível a consolidação de um documento que atenda de forma mais eficiente as necessidades para a melhoria do contexto atual.