Autoridades e servidores prestigiam evento

182

A ASSECOR reuniu cerca de 100 convidados para o lançamento do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Nacional (FPDN) e da Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento (RBPO). O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (7/7), contou com a presença de autoridades, dirigentes de entidades representativas, associados e servidores de outras carreiras.

 

rbpo6

O presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues da Silva, agradeceu a presença de todos e disse que este tipo de evento promove a integração, o aprendizado e a valorização da carreira e de demais servidores que participam deste momento. “São iniciativas como estas que estamos lançando hoje e momentos como este que contribuem para o destaque da Carreira de Planejamento e Orçamento e das demais diante da sociedade”, destacou.

 

rbpo2

A secretária de Orçamento Federal, Célia Corrêa, falou sobre a importância da atuação da ASSECOR e elogiou a RBPO e o Fórum. A secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, desejou vida longa aos projetos que ela considera um espaço especial para o debate. A mesa de abertura ainda contou a presença da chefe da Assessoria Econômica, Esther Dweck, representando a Secretária-executiva do Ministério do Planejamento.

Apresentação do FPDN e da RBPO

A Presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), Rita Josina Feitosa da Silva, apresentou o FPDN e falou sobre importância de integrar esse grupo. Composto por associações de carreiras públicas que têm esses temas como seu objeto principal de atuação, o FPDN tem o objetivo de discutir e construir uma proposta de plano nacional de desenvolvimento. Inicialmente, o Fórum é composto pelas seguintes entidades: ASSECOR, AFBNB, Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES), Associação dos Funcionários do IPEA (AFIPEA).

 

rbpo3

O editor da RBPO, Márcio Gimene de Oliveira, falou sobre a revista que tem o caráter cientifico, mas não de forma rígida, pois o objetivo central é disseminar o conhecimento na área de planejamento e orçamento. Oliveira destacou a data para submissão de artigos, 30 de julho. A RBPO é um periódico virtual, disponibilizado no site da Associação – www.assecor.org.br/rbpo, com publicação semestral.

rbpo4

Palestras

A programação do evento contou com a palestra “Plano Nacional de Desenvolvimento: papéis da sociedade e do Governo”. O primeiro palestrante a falar foi o diretor do Escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) no Brasil, Ricardo Alberto Bielschowsky, que tratou da Recuperação do Planejamento no Brasil nos anos de 2003 a 2010. Clique aqui e veja a apresentação.

rbpo5

O Alto Representante-Geral do Mercosul, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, agradeceu o convite para o evento e falou sobre o desenvolvimento como uma questão relativa. “Ninguém é alto sozinho, nem baixo, depende daquilo que existe, então um país ser mais desenvolvido ou menos depende dos outros países. Não podemos nos limitar, em termos de planejamento, ao ponto de vista apenas nacional”, disse.

 

rbpo7

O último palestrante, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann, dividiu a exposição em três partes: a problemática do planejamento no desenvolvimento no início do século 21; os desafios do planejamento diante das profundas transformações do capitalismo e os elementos que são fundamentais e precisam ser considerados na perspectiva de planejar. “Uma das principais dificuldades que nós, países não desenvolvidos, sentimos é a inexistência de uma maioria política que trabalhe com um plano de médio e longo prazo. O estado brasileiro funciona, em geral, como um grande pronto-socorro, com pouca reflexão e instrumental para trabalhar no ponto de vista da previsão”, avaliou.

 Camila Jungles, assessora de comunicação da ASSECOR.