Assecor participa de reunião promovida pela Secretaria da Mulher

164

Hoje (25), ocorreu a segunda Reunião Técnica do Grupo de Trabalho sobre Mulher e Economia da Secretaria da Mulher.

O debate abordou a PLOA 2021 e o impacto do orçamento na vida das mulheres. Durante a reunião, a Assecor promoveu o lançamento do livro “GÊNERO E RAÇA NO ORÇAMENTO PÚBLICO BRASILEIRO”, com as participações de Roseli Faria, presidente da Assecor, e de Elaine de Melo Xavier organizadora do título.

Na fala de divulgação, Roseli Faria aborda a importância dos debates sobre os temas e ressaltou que os servidores públicos têm papéis relevantes e fundamentais para a diminuição da desigualdade social.

A presidente da Assecor falou também sobre a necessidade de compreender os marcadores de gênero e raça. “O livro vem nessa idéia de debater melhor esse assunto, de contribuir para o debate público, e se estender para além da idéia de apenas conhecimento”, aborda.

De acordo com Elaine de Melo Xavier, que compôs a mesa de debate, as Finanças Públicas precisam considerar outros elementos, e não apenas os resultados nominais, primários e o montante da dívida pública.

“As decisões sobre Finanças Públicas expressas no orçamento Geral da União precisam considerar os efeitos que tem sobre diferentes grupos sociais. Sem isso o Orçamento Público deixa de ser um instrumento de materialização de direitos e passa a ser instrumento de violação de direitos e de reprodução das desigualdades estruturais de classe gênero e raça no país” enfatiza.

Baixe o livro AQUI de forma gratuita: