Encontro de Refundação da ARCA acontece em clima de renovação e unidade

197

O Encontro de Refundação da ARCA aconteceu nesta quinta-feira (27/08), de modo virtual, e trouxe a urgência da organização coletiva e esperança para enfrentar os novos desafios.

A ARCA (Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável) surgiu em 2016, fruto da síntese de entidades em defesa da plena realização do Estado Democrático de Direito, bem como para a construção de um Projeto Nacional de Desenvolvimento Sustentável endereçado à realidade brasileira, com centralidade para políticas públicas sustentáveis.

De 2016 até aqui, novos desafios foram colocados ao funcionalismo público e ao povo brasileiro. O avanço de políticas de desmonte do Estado e de direitos, somados à pandemia da covid-19 e a paralisia do governo federal em conter o aumento das mortes pela destinação de recursos para o SUS, por exemplo, é a marca da atual gestão. Por isso, a institucionalização da ARCA se fez tão necessária, como sinal de que precisamos avançar e fazer frente à barbárie do modelo econômico, social, político e ambiental que tentam nos impor.

Uma institucionalização que traz o salto organizativo na sua estrutura de governança, com horizontalidade e agregando potências das diversas carreiras do serviço público, somando esforços políticos, jurídicos e de comunicação para disputar a narrativa do desenvolvimento que queremos para o Brasil, alinhado aos objetivos constitucionais.

Neste encontro, a Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (CNASI) formalizou sua entrada na ARCA, fortalecendo a luta coletiva da nossa entidade. Novas entidades estiveram presentes e vão formalizar a adesão em breve.

A refundação da ARCA veio em um momento importante para o país. É preciso reagir e faremos isso com unidade!