Portal Orçamento ao seu Alcance facilita o acesso de dados aos cidadãos

284

O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em parceria com a Open Knowledge Foundation Brasil, lançou nesta terça-feira (20), o portal Orçamento ao seu Alcance. O Inesc é uma entidade que elencou o orçamento público como um instrumento estratégico para a análise e o controle social das políticas públicas e tem como objetivo facilitar, por meio deste portal, o acesso dos cidadãos e organizações da sociedade civil aos dados do orçamento federal.

A novidade do Orçamento ao seu Alcance é união de uma grande quantidade de dados orçamentários (extraídos do SIGA Brasil) com o OpenSpending – ferramenta de visualização de dados que traduz as informações de maneira mais simplificada e pode ser utilizada de forma livre e gratuita. A página traz informações atualizadas e mensais sobre o desembolso financeiro dos ministérios e demais órgãos federais, o que permitirá um acompanhamento do desempenho desses órgãos ao longo do ano, assim como comparações entre o volume de recursos disponíveis para cada órgão.

Para acessar os dados, basta aos visitantes fazer consulta com o nome do órgão desejado na barra de pesquisa e a ferramenta abrirá uma página com informações sobre orçamento autorizado, pagamentos e orçamento não executado daquele órgão. Ao visitante também será disponibilizado a o pagamento mensal, a natureza das despesas do órgão e a distribuição por unidade orçamentária. No site, o internauta também poderá dirimir suas principais dúvidas sobre orçamento, tributos e participação popular.