CG e NF apresentam propostas para o fortalecimento do Estado à Presidência

177

O presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues, compareceu no último dia 7 de maio à reunião com o assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopes Feijóo. O objetivo foi apresentar a carta elaborada pelas entidades que representam as carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro. O documento lista 13 propostas para promover o fortalecimento do Estado e o desenvolvimento do país.

Além disso, a carta demonstra a correlação positiva entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a manutenção de uma burocracia profissionalizada, recrutada por meio de critérios de mérito e organizada em estruturas de carreira e remuneração. Dentre outros pontos, o documento defende que os cargos de DAS 1 a 5 (e equivalentes) sejam ocupados por servidores de carreiras com atribuições compatíveis com as responsabilidades dos cargos. Propõe que seja o Governo promova a cultura de planejamento em todos os órgãos, implementando um efetivo planejamento estratégico integrando que dê consistência à ação do estado, com a participação dos técnicos e da sociedade.

A carta, dirigida à presidente Dilma, faz parte da estratégia do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro de se mostrar como interlocutor qualificado para discutir temas de interesse de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país.